
Em parceria com o Ministério da Educação Angolano, o projeto “Ler e Escrever” alfabetizou mais de 12 mil pessoas, desde 2007. Somente nos primeiros 3 meses do ano de 2010, cerca de 600 alunos com idades entre 15 e 70 anos aprenderam a ler e a escrever.
Para a vice-governadora do estado, Juvelina Imperial, o apoio oferecido pela Igreja é uma grande contribuição. “Agradeço o esforço da IURD; ela tem contribuído na luta contra o analfabetis mo, um dos grandes desafios a ser vencido pelas autorida des do país”, ressalta.

Além da alfabetização, existem também cursos profissionalizantes de cabeleireiros, informática, pastelaria, costura e culinária geral. De acordo com a presidente da Associação Beneficente Cristã (ABC), Raquel Reis, mais de 2 mil pessoas se capacitaram profissionalmente e estão aptas a competir no mercado de trabalho. “Em colaboração com o Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS), depois destas formações, muitas delas conseguiram empregos em bancos, empresas de construção civil, restaurantes e pastelarias”, afirma.
Os voluntários da ABC também se engajam na luta contra a doença que faz milhões de vítimas todo ano: a Aids. Com tendas espalhadas em diversos pontos das cidades, eles distribuem preservativos aos cidadãos e esclarecem as dúvidas a respeito da transmissão. Em 2009, na Ilha de Luanda, mais de mil preservativos foram entregues a população.

A equipe da ABC angolana também entrega donativos, mensalmente, aos necessitados. O Centro de Acolhimento “El Betel”, localizado na comunidade de Zango, Município de Viana, recebeu aproximadamente 500 quilos de alimentos, somente neste ano. O local que abriga mais de 60 pessoas entre 10 e 18 anos recebe a cada 3 meses a visita dos voluntários, que além dos alimentos, também levam roupas, sapatos e produtos de higiene pessoal.
Outras campanhas são realizadas diariamente, como doação de sangue, prevenção de doenças, visita a lar de idosos, conscientização no trânsito, apelo ao desarmamento, palestras em escolas, entre outras. São quase 40 mil voluntários que sempre estão à disposição para levar o amor ao próximo, ensinado pelo Senhor Jesus, seja por meio de atos solidários ou por meio de orações de fé.
