Qual é a pobreza?
Muitas vezes falamos que a vida está cara, que a situação laboral vai de mal a pior, que as famílias estão a ficar cada vez mais pobres e que perderam qualidade de vida. Estas famílias que tinham níveis de vida mais elevados, devido a muitos fatores, têm vindo a perder essa qualidade, o que fez aparecer uma nova classe social, ou melhor, uma nova designação, os “novos pobres” – pessoas ou famílias que, mesmo com um emprego, não conseguem fazer face às dívidas do dia-a-dia e têm de recorrer a ajudas alimentares.
Na realidade, muitas famílias foram de facto muito afetadas com o desemprego dos dois elementos que trabalhavam e muitas pessoas viram a sua vida mudar de um dia para o outro. O que muitos julgavam ser seguro deixou de o ser, tendo a sensação de que o chão lhes foge debaixo dos pés. Contudo, uma boa parte das pessoas continuam a querer permanecer num patamar mais alto e não se adaptam às novas circunstâncias da sua vida, só que, no final, cabe a cada um saber distinguir o que é essencial do que é acessório.
Todavia, a maior pobreza que se vai observando cada vez mais é a do caráter e da alma. Pois, muitas pessoas perderam completamente o respeito pela vida humana, pelo seu próximo e pela palavra dada seja em que aspeto for. Atualmente, o ser humano, mais do que perder o respeito pelo seu semelhante, posso dizer que perdeu o respeito por si próprio. Esta sim é a maior pobreza que as pessoas demonstram, ao nível do seu interior e dos seus valores. Situação que se fica a dever, principalmente, ao afastamento de Deus, pois, os valores foram sendo trocados, ou seja, o que era certo no passado é errado hoje e o que é certo hoje no passado era errado.
Hoje, as pessoas pensam que não precisam de Deus para nada na sua vida, o que é um erro muito grande, pois, sem a Sua ajuda, a luta nos dias que correm fica ainda mais complicada de ser superada. Mesmo as dificuldades sendo muitas, cada vez mais as pessoas dão menos valor aos aspetos sobrenaturais da sua vida e esquecem-se de que, afinal, têm um 6º sentido, que as poderá fazer triunfar no mundo espiritual.
Tenha uma boa leitura!
Assinar:
Postar comentários