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Acomodação sinaliza problema

Muitos pais passam uma vista grossa no comportamento de seus filhos diante de algumas atitudes negativas e acabam comprometendo o futuro deles. A
acomodação na adolescência pode se transformar em problema grave na
história de vida de uma pessoa. Na infância, a acomodação pode se
manifestar de uma forma simples, como a preguiça de escovar os dentes;
mais tarde, traduzir-se no costume de não fazer as tarefas escolares; e
na fase adulta, na falta de empenho na luta pelos ideais. Tudo isso
pode gerar um estágio de desmotivação vicioso.
É um percurso que quase sempre gera o mesmo histórico: rejeição a responsabilidades, acomodação, preguiça, falta de motivação para
conquistar sonhos, o que, consequentemente, gera frustração. De acordo
com educadores, o jovem precisa de direção para decidir e planejar. Se
não houver planejamento, ainda que simples, e metas para cumprir, ele
certamente se sentirá perdido.

“Um adolescente não possui um projeto de vida estruturado por falta de oportunidades nas várias
dimensões de vida como a emocional, a cognitiva e, sobretudo, a
social.” A afirmação é da psicóloga Ivany Pinto, mestra e doutora em
Educação pela PUC-SP, além de pesquisadora do Centro de Educação da
Universidade Federal do Pará (UFPA). Segundo ela, a questão reside em
que todo sujeito constrói um projeto de vida e luta para a sua
realização. A educadora observa, entretanto, que o caminho entre o
desejo e a realização de um projeto de vida pode ser facilitado ou
dificultado por inúmeros fatores.

“Alguns jovens fazem superações positivas, ou seja, adequadas com o que é permitido
socialmente, para tornar realidade seus projetos. Outros fazem
superações que não são aquelas socialmente aceitas ao assumirem
atividades clandestinas ou marginais”, afirma.

De acordo com Inany, se o jovem não tiver oportunidades que o direcionem para alvos
certos não conseguirá superar etapas importantes. “O que vai direcionar
o jovem para superações positivas diante das dificuldades de realização
de seu projeto de vida são as oportunidades, que ele encontra com
políticas públicas e sociais. Elas é que vão assegurar o
desenvolvimento de habilidades de vida para que haja a superação das
dificuldades e conflitos”, explica.

Segundo a psicóloga, um projeto de vida possui um valor para cada jovem, dependendo da história
e do contexto em que vive. “A família e a escola possuem um papel
fundamental nesta construção”, finaliza.

Agência Unipress Internacional