
Muitos se tem perguntado:
O que devo fazer para alcançar o sucesso ou a mudança de vida.
Em outras palavras, como se libertar da escravidão dos vícios, da depressão, do desejo de suicídio, de ver sua família unida, a saúde restaurada, etc.
Vamos ver um exemplo de um homem de fé do passado e entender como podemos mudar a situação.
Gideão, vivia em um tempo onde o povo vivia na opressão dos midianitas e amalequitas, que eram povos inimigos do povo de Israel.
“Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.
E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.” (Juízes 6:3-6)
Vejamos 3 coisas que Gideão tinha e que nós, também temos de ter e fazer nos dias de hoje:
1) Revolta: O povo de Israel se escondia nas cavernas com medo dos inimigos, mas Gideão não estava satisfeito com aquela situação, pelo contrario estava muito revoltado. Foi isso que o fez diferente entre todos os outros, a revolta. Isso fez Deus olhar para ele.
“Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente” (Juízes 6:12)
Você deve-se revoltar com a situação que esta a viver.
Porem duas coisas ainda lhe faltavam.
2) Vencer o medo: Deus pediu a Gideão para destruir o altar de Baal que era de seu pai e cortar o poste-ídolo. Ele o fez, venceu o seu medo. O problema não é a pessoa sentir medo, mas deixar que esse sentimento impeça de tomar atitudes de fé. O medo pode vir, mas logo o repreendemos e agimos. Vença os seus medos, e passe ao passo seguinte!
“Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o SENHOR lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai, e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite.”(Juízes 6:27)
3) Sacrifício: O sacrifício é a maior expressão da nossa fé. Quando sacríficamos no altar de Deus, estamos mostrando para Deus que cremos que ele vai realizar o impossível na nossa vida. E ai, não são mais as nossas forças, mas sim as forças de Deus na nossa vida. Assim fez Gideão com todas as suas forças.
“Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derrubado, e o bosque estava ao pé dele, cortado; e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.”(Juízes 6:28)
Estas 3 características, fizeram de Gideão um escolhido, um líder, que mudou a história do povo de Israel. Mas ainda hoje, quando as pessoas tomam atitudes iguais as dele, a história de suas vidas também mudam.
Resumindo: O vencedor é revoltado, vence seus medos e sacrifica.