O que você Procura?
Página Inicial Notícias Entretenimento Esportes Vídeos Vagas Empregos Notícias

Siga ao vivo a estreia do Brasil nos Jogos de Vancouver

News
> Criança Morre afogada em SJC
> Saiba quem vai para avenida hoje
> Time das belas tem Poeta e Paes
> Madonna fatura quase R$ 2 mi em 1 minuto
Veja também RoxTemplates - Original

"Boas maneiras de saúde"


Higienizar sempre as mãos e tossir ou espirrar com o uso de um lenço descartável são medidas de prevenção contra a disseminação de doenças

A boa educação vem de berço, dizem os mais velhos. O que aprendemos em casa, na rua ou na escola deve seguir normas de comportamento que facilitem o convívio com outras pessoas de uma forma elegante e saudável. Por isso, manter a higiene e adotar hábitos preventivos, além de garantir saúde também preserva os relacionamentos sociais.

As doenças de transmissão por vias respiratórias são as mais comumente disseminadas. Cuidados como tossir ou espirrar tampando nariz e boca, lavar as mãos com frequência e arejar os ambientes são medidas que evitam o contágio de vírus e bactérias.

Tosse e espirro

Gripes, resfriados e tuberculose são transmissíveis pelo ar. Cuidar para que a boca e o nariz estejam devidamente tampados no momento do espirro ou da tosse evita disseminar microorganismos e contaminar outras pessoas com algum agente etiológico, como vírus e bactérias.

Lenços descartáveis e o antebraço podem servir como proteção, nunca as mãos, que são importantes veículos de contaminação, pois tocam em objetos e cumprimentam pessoas. “O ideal é que se tenha sempre um lenço descartável à mão. Ele é a melhor opção para bloquear as gotículas que vão sair com o espirro, por exemplo, desde que seja adequadamente jogado no lixo em seguida. O lenço de pano não é recomendado, porque a mesma pessoa pode se recontaminar”, explica Rosa Nakazaki, gerente do Centro de Controle de Doenças da Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária (Covisa).

A tosse tem a função de expelir catarro, por isso não se deve evitá-la. Mas, assim como o espirro, ela pode disseminar vírus e bactérias, e causar uma epidemia. A tuberculose, por exemplo, por meio da tosse, despeja gotículas que permanecem por um bom tempo no ar. Por isso é fundamental que se utilize lenços sempre ou máscaras de proteção para quem já for diagnosticado.

Lavar as mãos

Se você tosse ou espirra nas mãos, fica com microorganismos nelas e pode veicular agentes etiológicos que causam doenças, assim como também pode ser contaminado por outra pessoa doente. Lavar as mãos sempre com água e sabão e secar com papel toalha – e não só quando utilizar o banheiro e se alimentar – é precaução.

“Há risco de contaminação em qualquer ambiente e situação. Por isso é importante que se lave as mãos sempre que se tem oportunidade. Evitar levar a mão aos olhos e contrair uma conjuntivite, ou colocar objetos na boca, como morder tampas de canetas, também é prevenção e um hábito de higiene do dia a dia”, aponta Rosa.

Arejar ambientes

Ambientes fechados contribuem com a disseminação de doenças. O ideal e conveniente é que se deixe persianas e janelas abertas, mesmo quando se estiver em um ambiente público, no trabalho ou no ônibus, por exemplo. “O ambiente fechado está propício a maior circulação de vírus e bactérias porque a respiração das pessoas fica restrita ao ar do local. Elas ficam mais próximas e isso aumenta o risco de contaminação”, diz Rosa.

Como se comportar

A pessoa que estiver com alguma complicação respiratória deve avaliar se a sua exposição em ambientes fechados como restaurantes, cinemas, teatros, pode ser prejudicial para ela e para os outros. Segundo a gerente do Covisa, não haverá preocupação se a pessoa tiver hábitos de higiene corretos, mantiver as mãos sempre limpas e usar lenços para espirar ou tossir, além de estar medicada e disposta.