"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine (minhas palavras serão apenas barulho). Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará."
Falar na língua dos anjos, pregar a palavra de Deus (evangelizar), conhecer a bíblia, ter uma fé sobrenatural, ter um coração despojado de tudo, ser fiel até a morte... Por incrível que pareça, nada disso adianta sem o amor!
"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba..."
Há pessoas que fazem a obra, e baseiam sua comunhão com Deus no serviço que realizam. Elas deixam de observar o mais importante, que é o amor. Apresentam muitos dons, mas seus frutos são podres! São obreiros(as) ou servos, no geral, que fazem de tudo na igreja, mas são ciumentos, maliciosos, impacientes, orgulhosos, inconvenientes (dão maus exemplos), egoístas, irritantes, cheios de mágoas e ressentimentos, injustos e mentirosos! Ou seja, exatamente o contrário de tudo que a bíblia chama de "amor". Se iludem, pensam que são cheias de Deus, sendo que nem o caráter d'Ele elas possuem! Tais pessoas, não perderam o primeiro amor, mas simplesmente nunca souberam o que é isso..
"...mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará..."
Eis o motivo de tantas pessoas desviadas da presença de Deus, elas se basearam nos dons e desprezaram os frutos do Espírito Santo! Só que tem uma coisa: os frutos são eternos, mas os dons são passageiros...
1 Coríntios 13