Um do dons do Espírito Santo é o discertimento espiritual.Nós,que estamos sempre expulsando demónios,temos tido inúmeras experiências com muitas pessoas que,acreditando serem usadas por Deus,na realidade estavam sendo enganadas pelo diabo.
Em certa ocasião,uma pessoa nos garantiu ser "Cheia"do Espírito Santo e,embora manifestasse grande alegria por isso,não estávamos bem certos do seu "enchimento".Um dia,essa pessoa começou a entoar um cântico muito bonito,fazendo crer que era uma atitude de quem estava tomada pelo Espírito de Deus.
Alguns dias mais tarde,estando aquela senhora enferma,orei e depois de insistir em oração,pedindo ao senhor que a libertasse de todo mal,manifestou-se nela um espírito demoníaco,que fazia cantarolar daquelas maneira.Tal demónio se apresentou como sendo o "Caboclo Lírico".
Temos tido contacto com inúmeras pessoas que pensam ter sido batizadas com o Espírito Santo,quando na verdade estão possuídas por um exu ou um caboclo qualquer.Uma coisa,entretanto,tenho notado no trato com esse tipo de problema:as pessoas que são enganadas,se forem sinceras,mais cedo ou mais tarde serão libertas.
Os espíritos malignos,não resistindo a pressão da presença de Deus,acabam por manifestar a sua verdadeira personalidade;é ai que entramos com o poder de Deus para afastá-los definitivamente da pessoa