No país desde 1989, a Igreja realiza obras espirituais e sociais
Portugal é muito mais do que o país do bom bacalhau. Situado no continente Europeu, também é conhecido mundialmente por suas navegações, descobertas, artes e culinária. No ano de 1500, os portugueses chegaram ao Brasil e estabeleceram o domínio do comércio global durante anos. Porém, derrotas militares sucessivas fizeram com que o império lusitano entrasse em decadência, chegando totalmente ao fim em 1975. Após 41 anos de regime ditatorial, no começo dos anos de 1980, o país se reergueu e passou por um processo de desenvolvimento econômico, tecnológico, cultural e cientifico.
A Igreja Universal do Reino de Deus está no país desde 1989 e conta com 103 templos espalhados pela região, sendo duas catedrais; uma na capital, Lisboa, com 1800 lugares; e outra que deve ser inaugurada na cidade do Porto, em agosto, com capacidade para mais de 2,3 mil pessoas.
Embora haja um oceano separando o Brasil de Portugal, o mesmo Espírito que dirige a Obra aqui também está presente lá: o Espírito Santo. De acordo com o responsável pelo trabalho evangelístico no país, o bispo Júlio Freitas, quando a IURD chegou ao território português enfrentou muitas perseguições por parte da mídia e de alguns religiosos. No entanto, houve a aceitação da população em geral, que teve a oportunidade de receber a visão acerca da fé inteligente, algo que não existia.
A evangelização se dá por meio de programas de rádio e tevê, jornais, revistas, folhetos e também pela internet, em um site contendo informações a respeito das reuniões, testemunhos e mensagens de fé.
Como no Brasil, na IURD de Portugal também há grupos específicos que cuidam da vida espiritual dos jovens e das crianças, com reuniões que ensinam a Palavra de Deus em uma linguagem apropriada para cada idade.
Além do apoio espiritual, a população portuguesa encontra na Igreja trabalhos na área social como, por exemplo: o orfanato “Casa Acolhimento Mão Amiga”; o grupo “Coração de Ouro”, que presta assistência às vítimas de desastres naturais e aos mais carentes; e o abrigo de apoio aos idosos, o "Lar Universal”, criado no ano de 2003.
A preocupação para com as pessoas da terceira idade surgiu após a Igreja perceber a grande desvalorização social desta população. O “Lar Universal” tem capacidade para 60 idosos e a maioria que chega até o lugar não tem amparo da família e vive em condições econômicas precárias. No local, eles participam de atividades recreativas e de lazer, festas, passeios e oficinas de costura e carpintaria.
Para o responsável pela Casa, pastor Meca dos Santos, o ambiente proporciona momentos inesquecíveis. “Aqui, os idosos recebem aquilo que as famílias não têm condições de dar, ou se esquecem. Neste lugar, eles têm à disposição um espaço envolvente, muito grande, e até uma igreja; coisas muito importantes nesta fase da vida”, explica.
A solidariedade da Igreja Universal está presente nos quatro cantos do mundo, pois o que move essa Obra é o desejo de levar o amor ao próximo, não somente com palavras, mas com ações que transformam vidas. Isso é o que faz o trabalho crescer cada vez mais, como afirma o bispo Júlio. “Nestes 33 anos, nada nem ninguém pôde destruir este trabalho, pois esta é a Obra de Deus, da qual eu e você e outras milhões de pessoas, em todo o mundo, fazem parte; e a herança do povo de Deus é a sua salvação”, conclui.